• Dra Karolina Frauzino

Como é o tratamento da trombose na gravidez?

Atualizado: Out 29


Como é o tratamento da trombose na gravidez?

O tratamento da trombose na gravidez é feito com medicações chamadas anticoagulantes, que visam bloquear as reações químicas que são responsáveis pela coagulação do sangue.


Assim como acontece com outros tratamentos, na gravidez há a restrição para o uso da maioria dos anticoagulantes e o tratamento de escolha é à base de uma medicação chamada heparina, que hoje só existe em forma de injeção, que deve ser aplicada diariamente pela própria grávida em casa.

Não há comprimido de anticoagulante seguro para uso na gravidez.


Qual é o risco do uso anticoagulante na gravidez?

O risco do uso de anticoagulante é o mesmo: sangramento.

Para que você entenda melhor, clique aqui e leia o artigo que falo tudo sobre heparina.


Por quanto tempo devo usar as injeções de heparina na gravidez?

Independente de quando ocorreu a trombose, o tratamento com anticoagulante deve ser mantido durante toda a gravidez e até 2 meses após do parto.


Isso significa que, se você teve trombose no primeiro mês da gestação, o seu tratamento terá duração de no mínimo 11 meses. Se você teve trombose no último mês da gestação, o seu tratamento terá duração de no mínimo 3 meses.


Em ambos os casos, o angiologista ou cirurgião vascular pode avaliar necessidade de estender o tratamento por mais tempo. Nesse artigo eu explico o por quê.


Como falado anteriormente, durante a gravidez o remédio anticoagulante de escolha é a injeção de heparina.

Porém após o parto, há possibilidade de troca das injeções por anticoagulante em comprimido à base de Warfarina.


O tratamento anticoagulante influencia na lactação ou amamentação?

Não. As medicações para tratamento da trombose não aumentam e não diminuem a lactação, ou seja, a quantidade de leite que é produzido pela mãe.


Quanto à possibilidade de amamentação, o uso de alguns comprimidos contraindica a amamentação, como Rivaroxabana, Apixabana, Endoxabana, Dabigatrana e, portanto, não são prescritos nesse período.


Outras medicações, como a heparina e o warfarina, podem ser usados sem riscos durante a amamentação.



Dra Karolina Frauzino é Médica Angiologista em Brasília-DF, dedicada ao tratamento de doenças venosas, como trombose e varizes. É Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela AMB e SBACV.

#trombosenagravidez #tratamentodetromosenagravidez #comosetratatrombosenagravidez #comoéotratamentodetrombosenagravidez #drakarolinafrauzino #angiologistaembrasilia #angiologistadf #medicadetrombose #angiologistalagosul #tromboseeamamentação #amamentandocomtrombose