top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Quanto tempo dura o tratamento da trombose?

Atualizado: 25 de jul. de 2020


Revisão rápida: trombose é o nome da doença em que, por N causas, o sangue se coagula anormalmente dentro de uma veia e obstrui a circulação de retorno naquele local.


O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso vai ser feito pelo próprio organismo.


A função do anticoagulante é de bloquear as reações químicas que ativaram o processo de coagulação do sangue

  • No tratamento inicial-agudo: para evitar que mais coágulo se forme, diminuindo a extensão da trombose, diminuindo o risco de embolia pulmonar e prevenindo a síndrome pós-trombótica

  • No tratamento de manutenção: para impedir a formação de um novo coágulo, diminuindo o risco de nova trombose


Para que esses objetivos sejam alcançados, duas coisas têm que ocorrer: tratamento tem que ser iniciado o mais precocemente possível e deve ser mantido por tempo bastante até que se tenha segurança do baixo risco de nova trombose .


Agora: por quanto tempo?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.


Em alguns casos, quando o angiologista identifica que o paciente possui fatores de risco para recidiva de trombose (pacientes portadores de algumas trombofilias, mulheres que tiveram trombose enquanto grávidas ou que acabaram de ter bebê, pacientes que estão tratando ou que ainda não estão curados do câncer, trombose cuja causa é desconhecida, trombose em veia incomum, paciente que já teve mais de uma trombose) o tratamento deve ser estendido, às vezes por tempo indefinido.


 



Dra Karolina Frauzino é Cirurgiã Vascular em Brasília, com Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.



bottom of page