• Dra Karolina Frauzino

Veja antes de tratar suas varizes

Atualizado: Ago 17




Hoje, 16 de agosto de 2020, não há creme, comprimido ou injeção que faça uma veia doente voltar a funcionar normalmente, seja ela um vasinho, uma variz ou uma veia safena. Os tratamentos disponíveis hoje visam melhorar a circulação de retorno, retirando as veias que não estão funcionando adequadamente, permitindo ao sangue passar somente por veia normal.


E a forma de fazer isso vai depender de qual é o tipo da veia comprometida:

  • Vasinhos podem ser tratados com laser, radiofrequência e escleroterapia

  • Varizes podem ser tratadas com cirurgia, endolaser ou espuma

  • Veias safenas com refluxo podem ser tratadas com cirurgia, endolaser, radiofrequência ou espuma


E os remédios para varizes?

Ao mesmo tempo temos algumas medicações, as chamadas venotônicos, e alguns cremes que podem sim auxiliar na redução dos sintomas, como inchaço e cansaço nas pernas, até que o tratamento se finalize. O detalhe dessas medicações é que elas não alteram a história natural da doença varicosa: a de piora gradual - ou seja, mesmo com os remédios, doença continua a piorar e param de fazer efeito após algum tempo e essa é uma das razões para que seu uso como terapia única.


Concluindo: remédio para varizes não trata varizes, porém pode diminuir temporariamente os sintomas das varizes e auxiliar no tratamento da circulação.


E a meia compressiva?

A meia compressiva é um outro aliado fortíssimo no tratamento da circulação. Basicamente enquanto estamos usando a meia correta, a doença estaciona e é como se não tivéssemos varizes. Porém, deixemos de usar e é como se nunca tivéssemos usado.


E a pergunta clássica: as varizes voltam?

Costumo dizer que o tratamento faz a doença varicosa voltar à estaca zero, porém a história natural dela ainda continua. Isso porque uma das suas grandes causas é a herança genética, algo sem cura à luz da medicina atual.


Apesar disso, ao contrário do que alguns acreditam, as veias retiradas não voltam e o que acontece é que outras veias que estão normais passam a parar de funcionar.


Se posso ter varizes novamente, por que tratar?

O tratamento de melhora da circulação de retorno é pautado em duas razões: a de prevenção das complicações futuras e a de melhora dos sintomas e do aspecto estético.


Complicações como: flebite, trombose, embolia pulmonar, erisipela e úlcera venosa são apenas algumas que podem acometer quem tem varizes e que, quando estabelecidas tornam o tratamento das varizes muito mais difícil e prolongado.


Além disso, sintomas como inchaço nas pernas e sensação de peso podem atrapalhar muito o dia a dia de quem tem varizes.


E qual é o momento certo de tratar as varizes?

Não há. A minha orientação é para iniciar o tratamento assim que se percebe o aparecimento delas, porém podem ser tratadas em qualquer fase da doença. Quanto mais precoce se trata, mais simples e rápido é o tratamento.


A história natural das varizes é a de piora exponencial e inclui um período assintomático, um período de piora lenta e um período de piora rápida, quando as complicações são estabelecidas.


É aquela velha história de consultório: "doutora, tenho essas varizes há mais de 10 anos, porém nunca me incomodaram. Não sei por que de um tempo pra cá, resolveram aumentar, doer, queimar, as pernas estão inchadas e até mudaram de cor".


É assim com você também?


Dra Karolina Frauzino é cirurgiã vascular em Brasília, dedicada ao tratamento de doenças venosas e linfáticas, com título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.



#varizes #varizesnuncamais #angiologistadf #angiologistalagosul #clinicaangius #drakarolinafrauzino #tratamentodevarizesdf #varizesdf #angiologistabrasilia #clinicadevarizesbrasilia


OUTROS CANAIS

Visite para mais informações!

©2019 by Dra Karolina Frauzino. Proudly created Design4Doctors

  • whatsapp
  • Preto Ícone YouTube