top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Nódulos na perna após a cirurgia de varizes

Atualizado: 15 de set. de 2022



Você fez cirurgia de varizes e percebeu que no trajeto onde havia varizes ficaram alguns nódulos incômodos embaixo da pele e que não existiam antes.

O que isso pode significar? Pode ser algo perigoso?


Para começar: isso não é trombose!


Isso vai depender do período pós cirúrgico que você começou a sentir os nódulos.



Nódulos sentidos no dia seguinte à cirurgia de varizes:


Se você sentiu isso nos dias subsequentes à cirurgia, isso pode significar acúmulo de líquido linflamatório, linfa ou sangue no espaço deixado pela veia que foi retirada e será tanto maior quanto mais calibrosa foi a veia retirada.


Se isso aconteceu com você, o que ajuda a minimizar é fazer massagens com o objetivo de "desfazer" esses nódulos.


Para minimizar tais nódulos, nós cirurgiões temos algumas táticas, como fazer incisões pequenas, manipular menos a pele, lavar o trajeto da veia, entre outros.


Porém nem sempre isso evita 100% da formação desses nódulos.



Nódulos na pele sentidos meses após a cirurgia de varizes:


Nesse período, os nódulos sentidos abaixo da pele e que acompanham as incisões que foram feitas, acontecem por uma evolução normal de toda cicatriz: a fibrose.


Todas as cicatrizes passam por três fases: fase inflamatória, em que a cicatriz fica bem vermelhinha, a fase de fibrose, em que a cicatriz fica mais grossa e dura, e a fase de remodelamento, em que a cicatriz vai reduzindo até ficar com um aspecto parecido com a pele normal da pele normal.


Um "defeito" no remodelamento da cicatriz pode originar a cicatriz hipertrófica ou o queloide.


Entre a fase de fibrose e a de remodelamento, temos um período de 2 anos. O que significa que o nódulo da fibrose pode demorar mais de um ano para desaparecer.


Agora, quanto mais tecido for manipulado, mais tecido vai entrar em fibrose (e endurecer junto) e, como conseguinte, o nódulo sentido abaixo da incisão vai ser maior.


Pensando na cirurgia de varizes, isso pode acontecer numa veia mais grossa ou mais difícil de ser retirada.



 



Dra Karolina é médica cirurgiã vascular em Brasília focada no tratamento de doenças venosas, como trombose e varizes e é Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.



bottom of page