top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Saiba o que é INR / TAP na Trombose

Atualizado: 29 de out. de 2021



Vamos falar sobre o exame de INR na coagulação?


O que é o exame de INR / RNI / TAP no coagulograma?

Pra começar, coagulograma é sinônimo de exame da coagulação, ok? Dito isso, vamos lá:


INR, RNI e TAP são siglas de um mesmo exame - dizem basicamente a mesma coisa!

A sigla TAP significa "tempo de ativação de protrombina".

Protrombina é um da das muitas substâncias que a gente tem misturadas no sangue e que participam do processo de coagulação do sangue. Quando ela é ativada, o sangue coagula.

Dessa forma, tempo de ativação de protrombina é o tempo que leva pra essa substância começar a agir e esse processo de coagulação se iniciar.

Num bom português: quanto mais lenta é essa ativação, mais fino o sangue está.


A sigla INR, também chamada de RNI, significa "international normalized ratio" ou "Razão Normalizada Internacional" e é um cálculo feito ao se dividir o seu tempo de ativação de protrombina e o tempo normal da população.

É a mesmíssima informação do TAP, mas num número mais fácil de memorizar.


Como dá basicamente a mesma informação, por questão de facilidade de memorização, basta olhar o valor de INR ou RNI, apesar de ambas as informações constarem no exame que o laboratório entrega para você.


Vamos falar então somente em INR por aqui, ok?


Pra que serve o exame de INR?

É basicamente um exame de sangue que fazemos para monitorar a ação dos anticoagulantes à base de Warfarina.

É como sabemos se o remédio está funcionando ou não está funcionando ou ainda se está funcionando além do desejado, trazendo riscos de sangramento.


Pra facilitar, no meu consultório eu digo para os pacientes: é pra saber se o "sangue está grosso demais", se o "sangue está ideal", ou se o "sangue está fino demais".


Qual é o valor normal de INR?

Em pessoas que não estão tomando anticoagulante nenhum, o valor esperado é entre 0,8 a 1. Significa que aquele processo de coagulação, o tempo de ativação da protrombina, está ocorrendo de forma normal.


Qual é o valor ideal de INR para quem toma anticoagulante à base de warfarina?

Para pessoas que estão tomando anticoagulante à base de warfarina, o valor alvo é um pouco maior, entre 2 e 3.

Significa que o sangue está um pouco mais fino que o normal, que é o que a gente quer com o uso do anticoagulante, não é?


O que significa quando o INR está mais alto que o valor ideal e estou tomando anticoagulante?

Isso significa que o remédio está afinando o sangue mais do que deveria. Há risco de sangramento.

Se isso acontecer com você, você deve procurar seu angiologista ou cirurgião vascular com urgência, para que ele analise o que está acontecendo e altere a dose do remédio.


O que significa quando o INR está mais baixo que o valor ideal e estou tomando anticoagulante?

Significa que o remédio não está agindo como deveria. Há risco de nova trombose.

Se isso acontecer com você, você deve procurar seu angiologista ou cirurgião vascular com urgência, para que ele analise o que está acontecendo e altere a dose do remédio.


O INR funciona para outros anticoagulantes?

Não. Os outros anticoagulantes atuam em substâncias diferentes da coagulação, que não aquela protrombina, de forma que o INR não tem valor nenhum para: rivaroxabana, apixabana, heparina, enoxaparina, endoxabana, fondaparinux, entre outros.


Eu tomo outro rivaroxabana e meu INR deu alterado. O que significa?

Nadica de nada. Em todos os outros anticoagulantes, o INR às vezes está aumentado e às vezes normal. Em nenhum dos casos há qualquer significado clínico.



 


Dra Karolina Frauzino é médica angiologista em Brasília, focada no atendimento de doenças venosas, como trombose e varizes. É membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela AMBR/SBACV.





bottom of page