top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Vasinhos podem virar varizes?

Atualizado: 9 de nov. de 2020



Dúvida muito comum: será que aqueles vasinhos roxos podem aumentar e se transformar em varizes grossas?


Vasinhos, varizes, microvarizes, veias safenas com refluxo e veias profundas com refluxo são todas veias doentes. Veias que não estão fazendo sua função na circulação de retorno: a de mandar de volta o sangue para o coração e que, por isso, acumulam sangue e vão se dilatando, engrossando, ao longo dos anos.


Vamos entender cada uma delas:


  • Os vasinhos são pequenas veias microscópicas que ficam dentro da pele e passam a ser visíveis a olho nu quando engrossam.

  • As microvarizes e varizes são veias que ficam logo abaixo da pele. Podem ser visíveis a olho nu em peles mais brancas quando normais, mas quando engrossam, se tornam tortuosas, mais visíveis e podem fazer protrusão e nódulos na pele.

  • As veias safenas são veias um pouco mais profundas, que ficam num compartimento no meio da camada de gordura da perna e que, quando adoecem e se dilatam, podem fazer protrusão na pele.

  • As veias profundas, que ficam dentro dos músculos, também podem vir a ficar doentes, mas pela localização costumam não ser visíveis.


Temos didaticamente então quatro tipos diferentes de veias que podem vir a ficar doentes, de forma que uma nunca vai se transformar em outra.


Sendo mais clara: um vasinho nunca vai virar uma variz!


Porém...


O comprometimento de veias cada vez mais grossas é característica da evolução da doença varicosa. De forma que, se hoje você só tem vasinhos, daqui a alguns anos pode vir sim a ter varizes grossas ou refluxo das veias safenas, mas não porque uma se transforma em outra.


Uma das explicações é a seguinte: uma veia doente que permanece na circulação sobrecarrega outras veias que passam a ficar doentes ao longo dos anos também. Essas outras veias doentes sobrecarregam outras mais e assim vai piorando a doença.


E da mesma forma, o tratamento frequente dos vasinhos e microvarizes, em fases iniciais da doença, ajuda sim a prevenir o aparecimento de varizes mais grossas e todas as complicações relacionadas a elas.


Explicado?

 

Dra Karolina Frauzino é cirurgiã Vascular dedicada ao tratamento de doenças venosas em Brasília, com Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de A


ngiologia e Cirurgia Vascular


bottom of page