top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Tratamento de safenas à laser

Atualizado: 13 de jun. de 2020

Quando é indicado o endolaser?

A técnica de tratamento das veias safenas é indicada quando há refluxo das veias safenas (para saber mais clique aqui) e pode substituir a cirurgia convencional na grande maioria dos casos.


Como funciona a técnica?

A técnica consiste em fazer uma pequena punção na perna guiada por ultrassom, por onde é introduzida a fibra óptica para dentro da veia safena não havendo necessidade de corte. Essa fibra queimará a veia safena sem retirá-la, transformando a veia em um cordão fibroso (uma cicatriz).


Quais são as vantagens do endolaser?

Método cada vez mais empregado para tratar o refluxo das veias safenas, o endolaser possui a vantagem de ser menos invasivo em relação à cirurgia convencional e em casos selecionados poder ser realizado em consultório, sem necessidade de internação e repouso. Além disso, é uma técnica livre de hematomas, possibilitando uma recuperação mais rápida e menos desagradável.


Quais são as desvantagens do endolaser?

Por ser um método recente, muitos planos de saúde não cobrem o procedimento. A alternativa é procurar o plano de reembolso do convênio médico.


Quais são as contraindicações do endolaser?

As contraindicações são as mesmas da cirurgia convencional e incluem:

Trombose venosa recente

Gravidez

Imobilidade do paciente


Quais são as possíveis complicações do endolaser?

As complicações são raras nesse tipo de procedimento que, por sua segurança e praticidade, está cada vez mais sendo feito em consultórios.

Formigamento ou redução de sensibilidade no trajeto da veia safena ou trombose da perna são complicações possíveis.


 

Autoria:

Dra Karolina Frauzino é Médica Cirurgiã Vascular, dedicada ao tratamento de doenças venosas, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.








 
bottom of page