top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Qual é a relação das veias safenas com o coração?

Atualizado: 24 de abr. de 2020



É muito ruído de informação que rola por aí:


Veia safena. Ponte safena. Infarto no coração. Veias safenas não são aquelas do coração? Retirar as veias safenas atrapalha o coração?


Afinal, qual é a relação das veias safenas com o coração?

Quando temos entupimento de alguma artéria que irriga o coração, o chamado infarto, temos que agir rápido para não faltar sangue para um dos mais importantes órgãos do corpo. E isso pode se dar de duas formas hoje: colocando dispositivos tipo molas (os stents) dentro dessa artéria entupida para ajuda a recanalizá-la ou, em casos mais graves, substituindo essa artéria por outro vaso sanguíneo, aos moldes de uma ponte. Nesse último caso, o vaso mais utilizado, mas não o único, é a veia safena. Como? Retiramos cirurgicamente um pedaço da veia safena da perna (isso mesmo: a veia safena se localiza na perna!) e colocamos lá no coração.


E por que tiramos justamente a veia da perna para colocar no coração? Por dois motivos: porque estudamos e vimos que retirá-la não trará riscos futuros à circulação e porque o procedimento para a retirada é de baixa complexidade. Outras veias também podem ser retiradas pelo mesmo motivo.


Cada pessoa tem quatro veias safenas na perna, então as opções para a cirurgia são muitas, de forma que a retirada de uma delas ainda deixa opções futuras.

Nesse sentido, não retirar veias safenas doentes pensando em um dia ter infarto não é conduta que faça parte de qualquer recomendação médica. Não existe, esquece isso!


Por outro lado, já deixo claro: retirar as veias safenas que estão normais para evitar doença no futuro também NÃO está indicado, pois além de essa ser uma cirurgia desnecessária naquele momento, não há qualquer comprovação que essa prevenção realmente aconteça.



Então estamos combinados?

gif

 


Dra Karolina Frauzino é Médica Cirurgiã Vascular em Brasília, com Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.


bottom of page