top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Quais são os Cuidados Após Cirurgia de Varizes?

Atualizado: 25 de abr. de 2020



Preparei uma lista de cuidados após a cirurgia de varizes.








Hidrate-se!

Para repor o líquido perdido durante a cirurgia, para limpar o sangue das medicações tomadas , hidrate-se!


Caminhe!

As caminhadas estimulam a circulação de retorno e reduzem o inchaço nas pernas após a cirurgia e previnem trombose.


Não está caminhando: pernas pra cima!

Hoje não se recomenda repouso após cirurgia de varizes, porém quando não estiver caminhando, elevar as pernas nos primeiros dias da cirurgia reduz a pressão (intra)venosa, evitando e reduzindo o edema.


Aproveite a massagem!

Drenagem linfática após a cirurgia tem o efeito de reduzir o inchaço das pernas.


Deixe o sol para depois!

Proibidíssimo (!!) após qualquer procedimento de varizes e vasinhos, o sol estimula a melanina na pele traumatizada e pode estimular a formação de hipercromia inflamatória e retardar o clareamento das lesões. O sol deve ser evitado durante todo o tratamento. A regra é: enquanto a cor ainda não estiver normal: protetor solar!


Mantenha sempre limpas as incisões

Nos casos de retirada cirúrgica de safenas, são feitas incisões na virilha, joelho e/ou tornozelo que devem ser mantidas secas e limpas para evitar infecção. Antissépticos, álcool 70% ou água e sabão são suficientes.


Paciência com as meias elásticas

A compressão das meias elásticas estimula a circulação de retorno e previne edema e alivia a dor após a cirurgia. E se colocadas imediatamente após o procedimento ainda reduzem a quantidade de roxos.



 


Dra Karolina Vencio Frauzino Ramos é médica cirurgiã vascular membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular com Titulo de Especialista em Cirurgia Vascular.




bottom of page