Por que usar meia elástica compressiva na cirurgia de varizes?
- Dra Karolina Frauzino
- 6 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de jun. de 2020
Mais uma dúvida muito comum. Vamos lá responder essa?
Primeiro: A meia compressiva não é algo obrigatório para a cirurgia de varizes, porém é muito importante em alguns casos.
Segundo: Aqui é diferente do tratamento de varizes com espuma, cuja compressão logo após o procedimento é imprescindível para o bom resultado.
Então voltemos à cirurgia de varizes?
Na cirurgia de varizes causamos algumas alterações na circulação de retorno pela retirada de algumas veias e pelo próprio trauma cirúrgico (pelos cortes), o que é proporcional ao tamanho da cirurgia - quanto mais veias e mais cortes, maior essa piora.
Essa piora da circulação de retorno é transitória, ela vai melhorar, porém pode vir com piora dos sintomas relacionados a ela. Se já tinha dor nas pernas, inchaço, sensação de cansaço pode ter ainda mais nesse período inicial do pós-operatório.
E é isso o que a compressão elástica visa melhorar - os sintomas durante o período de adaptação da circulação. Isso porque a meia vai aumentar a força de bombeamento do sangue pelos músculos da panturrilha.
Além disso, o uso da meia compressiva tem o benefício adicional de prevenção de trombose, por estimular a circulação de retorno.
Por quanto tempo devemos usar a meia compressiva?
O angiologista consegue inferir o tempo de uso a depender do tamanho da cirurgia e de características pessoais (pessoas mais jovens tendem a se recuperar mais rápido), porém esse tempo nunca é exato e pode significar usar 1 dia, 7 dias, 30 dias ou mais.

Dra Karolina Frauzino é Médica Cirurgiã Vascular em Brasília DF, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Conto a história que tive com a minha esposa sobre o uso da meia de compressão na gravidez, eu relato nesse artigo: https://kitmeias.com.br/meia-de-compressao/uso-e-dicas-durante-a-gravidez/