top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Anestesia para cirurgia de varizes

Atualizado: 10 de set. de 2022





Dúvida que assola muitos paciente que têm indicação de fazer cirurgia de varizes é sobre o tipo de anestesia a que vão ser submetidos.


Vamos conversar um pouquinho sobre cada uma das possibilidades.



Anestesia Geral para cirurgia de varizes


É feita somente em hospital por médico anestesista.


Nesse tipo de anestesia, o paciente é sedado e entubado.


É uma anestesia de exceção para cirurgia de varizes. Realizada somente quando as outras anestesias são contraindicadas pelo anestesista ou quando a cirurgia de varizes feita com outra cirurgia que precise de anestesia geral.



Anestesia local para cirurgia de varizes


É feita pelo próprio cirurgião vascular e pode ser feita no hospital ou numa flebosuíte autorizada.


Nesse tipo de anestesia, são feitas injeções da solução anestésica em todos as trajetos da pele previamente marcados das a serem retiradas.


Pode ser acompanhado de sedação venosa, feita pelo anestesista, ou sedação inalatória, que pode ser feita pelo cirurgião vascular ou anestesista.


Como toda medicação, a solução anestésica tem uma quantidade máxima que pode ser utilizada de uma vez só e isso limita o tamanho da cirurgia elegível para esse tipo de anestesia.


Vantagens:

  • Menor quantidade de medicação é usada no corpo

  • Recuperação pós-anestésica e alta hospitalar mais rápida - tempo menor de internação

  • Possibilita alta imediata para casa


Desvantagens:

  • Só em procedimentos pequenos/médios

  • Pacientes com fobia de agulha ou outras fobias*


*Para minimizar a percepção das picadinhas, podemos lançar mão da sedação com gás inalatório, feita na flebosuíte, ou sedação venosa, feita somente no hospital por anestesista.


Raquianestesia ou anestesia peridural para cirurgia de varizes


É feita somente em hospital por médico anestesista.


Nesse tipo de anestesia, o anestesia injeta a medicação anestésica na coluna do paciente, com o objetivo de bloquear a dor nos membros inferiores.


É a anestesia mais realizada para cirurgia de varizes, pois pode ser feita para todos os tamanhos e complexidades de cirurgia de varizes.


Vantagens:

  • Pode ser feita em todos os tipos e complexidades da cirurgia de varizes


Desvantagens:

  • Recuperação pós-anestésica mais lenta


Um medo muito frequente que ouço das mulheres que já tiveram filhos por parto cesáreo é quanto a sentir novamente a dor e desconforto da raquianestesia.

O que digo a todas elas é que, diferentemente da cesarea, na cirurgia de varizes é feito sedação venosa antes da raquianestesia. Isso não é possível na cesareana, visto risco possível de sedar o bebê, mas acontece em todas as outras cirurgias.



 

Dra Karolina Frauzino é médica angiologista em Brasília-DF, dedicada ao tratamento de doenças venosas e linfáticas. Possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela AMBr e é Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.


bottom of page