top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

É por isso que você não deve fazer aplicação de vasinhos bronzeada

Atualizado: 27 de abr. de 2021



Uma das orientações que mais importantes antes de fazer procedimento de varizes é sobre não pegar sol nos dias que antecedem o procedimento.

Isso vale para escleroterapia, cirurgia de varizes ou tratamento de vasinhos à laser.


Vamos entender por quê?

Uma das funções da melanina é proteger a pele de agressões/traumas. O sol é o agressor mais famoso. Para se proteger do sol, a pele produz melanina na medida que consegue - alguns tipos de pele têm mais capacidade e se protegem mais.


É bonito? É bonito, mas quando produzido de forma homogênea, originando aquele bronzeado que todo mundo já viu.


Acontece que em todos os nossos procedimentos - cirurgia, laser e escleroterapia-, provocamos agressões na pele, que para se proteger produzem melanina, mas somente no local que sofreu a agressão!


Sempre acontece? Sempre! Porém nem sempre essa produção é intensa a ponto de ser "vista" a olho nu e na maioria das vezes passa despercebida.


A depender do tipo de pele (pele que bronzeia com facilidade) e do grau de agressão e em situações em que já há estimulação de produção de melanina logo antes (peles já bronzeadas) ou logo depois do procedimento (tomar sol logo depois do procedimento), essa produção passa a ser maior e, portanto, vista à olho nu.


O resultado? Manchas de melanina!


Peles que bronzeiam pouco, ou seja, que possuem pouca capacidade de produzir melanina, também são peles que têm menos risco de manchar nos nossos procedimentos.


Peles que bronzeiam com facilidade, ou seja, que possuem grande capacidade de produzir melanina, também são peles que têm maior risco de manchar nos nossos procedimentos.


Da mesma forma, peles que já estão estimuladas pelo sol à produção de melanina e que se submetem aos nossos procedimentos, são peles que têm o maior risco de manchar nos procedimentos.


E se manchar, quanto tempo para sumir?

Para as manchas de melanina, isso também vai depender do tipo de pele. Peles que "mantém mais a cor do bronzeado" também vão demorar a clarear a mancha.


E se manchar, tomo sol para esconder as manchas, certo?

Não. Pois isso iria estimular mais a produção de melanina no local do procedimento, que tende ficar mais escuro.


 

Dra Karolina Frauzino é médica, cirurgiã vascular em Brasília-DF, focada no tratamento de doenças venosas. Possui título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.





bottom of page