• Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Trombose venosa traz risco de amputação? Não confunda!

Atualizado: 15 de dez. de 2020

Hoje recebi no consultório uma paciente minha, mulher jovem, que na consulta passada começou a usar anticoagulante para trombose venosa. Essa paciente disse que em conversa com vizinhos, soube que um "conhecido" havia tomado anticoagulante e teve que amputar uma perna.

Imaginem o medo dela!

E digo a vocês: não é devido!

A paciente em questão tem trombose venosa! Oclusão por coágulo de uma veia da perna, cujas causas já falamos muitas vezes por aqui. Como a veia é o vaso sanguíneo que leva sangue do pé para o coração, a complicação mais temida é de embolia pulmonar quando um pedaço pequeno coágulo maior se desprende e oclui a circulação do pulmão, causando falta de ar que, quando muita, pode levar à risco de óbito.

Aqui o tratamento é firmado no uso de anticoagulantes e meia compressiva.

O "conhecido" teve provavelmente trombose arterial! Oclusão por coágulo de uma artéria da perna, cujas causas são diabetes, fumo, pressão alta, colesterol alto. Como a artéria é o vaso sanguíneo que leva sangue do coração para os pés, a trombose arterial é análogo a um infarto na perna, ou seja interrupção da chegada de sangue na perna e no pé e, portanto, a complicação mais temida é a gangrena das pernas que, quando ocorre, pode levar à risco de amputação.

Aqui o tratamento é firmado em cirurgia de ponte safena ou uso de stents (semelhante ao que fazemos no infarto do coração) e o uso de anticoagulantes e outras medicações podem ser feitas para complementar o tratamento, além de ser fundamental tratar as doenças de base, claro!

A principal confusão nesse caso é que em todas as tromboses, usamos anticoagulantes para desobstruir a circulação. Porém são doenças completamente diferentes! Causas completamente diferentes e consequências completamente diferentes!

Entenderam direitinho?

Dra Karolina Frauzino é cirurgiã vascular em Brasília membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e dedicada ao tratamento de doenças venosas e linfáticas.