top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Musculação para quem tem varizes pode?

Atualizado: 27 de jun. de 2021




Dúvida de paciente:

"Doutora, tenho varizes e comecei a fazer musculação. Logo depois, percebi que apareceram mais vasinhos nas minhas coxas. Me disseram que quem tem varizes não pode fazer musculação. Isso é verdade?"


E agora? Bora responder a dúvida dela? E se a dúvida dela também é a sua, continua a assistir ao vídeo.



Como funciona a circulação de retorno da perna


Para entender isso, preciso de te explicar como funciona a circulação de retorno da perna - de retorno do sangue para o coração.


Pra começar, nós temos no corpo dois tipos de vasos sanguíneos:

  • as artérias, que levam sangue às pernas,

  • as veias, que levam sangue de volta ao coração

Uma vez que varizes se dá pelo comprometimento de veias, o que está prejudicada é a circulação de retorno.

São vários fatores que ajudam no retorno do sangue para o coração, mas alguns são principais:

  • O mais óbvio deles é o próprio trabalho das veias das pernas, que tem a função de permitir o sangue de volta ao coração, além de não deixar o sangue descer de volta para os pés.

As veias doentes não conseguem fazer esse trabalho e o sangue acaba refluindo...


  • Outro fator não menos importante é o trabalho dos músculos da panturrilha que, ao se contraírem e relaxarem durante a caminhada, atuam como um segundo coração, bombeando o sangue pelas veias de volta ao coração.

Músculos mais desenvolvidos têm maior força de bombeamento - mais sangue é bombeado a cada contração muscular a circulação de retorno é melhor, mesmo na presença de varizes.


Musculação é bom para quem tem varizes



Dessa forma, os exercícios de musculação que estimulam o desenvolvimento muscular dos músculos da panturrilha, como exercícios de elevação da panturrilha, são muito benéficos para a circulação de retorno a curto e a longo prazo.


Eu diria ainda mais: são essenciais para quem tem problemas na circulação de retorno, como trombose e varizes.


No entanto, como a doença venosa tem cunho genético, infelizmente fazer musculação não é capaz de evitar em sua totalidade o aparecimento de novas varizes.


O que se vê na prática é menos cansaço, queimação, dores e inchaço nas pernas.



Musculação é ruim para quem tem varizes



Para quem já tem varizes e vasinhos presentes nas pernas, os exercícios físicos que promovem aumento brusco da pressão abdominal, como praticar levantamento de peso e pular corda, podem, ao aumentar bruscamente pressão das veias dos membros inferiores, provocar aparecimento de mais vasinhos.

Porém esse aumento de pressão não é suficiente para provocar o aparecimento de varizes grossas, por assim dizer.



Afinal, é bom ou ruim?


Uma vez que é na musculação que temos os melhores exercícios físicos para desenvolver os músculos imprescindíveis para a boa circulação venosa das pernas, o resultado final dessa disputa é que musculação é bom sim para quem tem varizes e é indicada e estimulada pelos cirurgiões vasculares.


Minha orientação para você que tem varizes é que trate suas varizes e vasinhos antes e faça, sim, musculação pensando nos benefícios de longo prazo para sua saúde.


Isso vai te proporcionar "banco de músculo" e te trazer muitos benefícios no futuro. Isso porque depois dos 35 anos há uma perda natural e progressiva de massa muscular.

 



Dra Karolina Frauzino é médica Cirurgiã Vascular em Brasília-DF, dedicada ao tratamento de doenças venosas. É membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

bottom of page