• Dra Karolina Frauzino

Mitos sobre varizes

Atualizado: 1 de Set de 2019



Alguns mitos muito comuns de se ouvir por aí (e por aqui no consultório) sobre varizes e vasinhos.

Leia para não se confundir.

· Cera quente não causa varizes.

Não há nenhum estudo que comprove altas temperaturas com o aparecimento de varizes

· Salto alto não causa varizes.

Não há estudos que comprovam, havendo mesmo alguns que estimulem o seu uso. No entanto, saltos muito altos causam dor muscular e tendínea e atrapalham a “pisada correta” e a atuação otimizada da bomba muscular da panturrilha. O ideal é variar o uso do salto durante a semana e alongar as panturrilhas, pois usar somente rasteirinhas e chinelos além de prejudicar a circulação, faz mal à coluna.

· Drenagem linfática não causa varizes.

Pelo contrário, agem melhorando a circulação linfática e venosa.

· Os remédios não tratam varizes.

Esses são utilizados como coadjuvante no tratamento dos sintomas causados pela má circulação (inchaço e sensação de peso nas pernas) com bons resultados


Cremes para varizes não tratam varizes.

Algumas substâncias são utilizadas após os procedimentos para auxiliar nos sintomas de dor e para a absorção das equimoses, outras são meramente placebos.





Autoria:

Dra Karolina Frauzino é Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.












#mitosvarizes #clinicaangius #angius #angiusbrasilia #angiologiabrasilia #varizes #varizesbrasilia #cirurgiavascular #vascularbrasilia #pernaslindas #tratamentovarizes

©2019 by Dra Karolina Frauzino. Proudly created Design4Doctors