top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

É possível tratar as varizes com espuma de uma vez só?



Nesse vídeo vamos responder àquela dúvida: será que dá para fazer meu tratamento de varizes com espuma de uma vez só?


O tratamento da espuma é sem dúvida um dos tratamentos mais populares para varizes. É um tratamento feito no consultório, sem internação e é muito versátil, pois permite tratar vasinhos e até mesmo varizes grossas e veias safenas, podendo substituir a cirurgia em alguns casos. E o melhor: sem necessitar um tempo de recuperação.


Porém no tratamento com espuma injetamos uma substância química chamada de polidocanol que, de forma semelhante a qualquer medicamento, tem uma dose máxima que pode ser usada de uma vez só. Usar acima do recomendado é tóxico e pode levar a óbito.


Dessa forma, apesar de ser possível, dificilmente completamos o tratamento de uma vez só e são necessárias novas visitas para a finalização do tratamento.


Só pra vocês terem uma noção, em uma sessão de tratamento numa veia safena já usamos essa quantidade máxima permitida e às vezes não é suficiente para esclerosar a veia toda.


As sessões do tratamento são intervaladas num período entre 15 a 30 dias, a depender do calibre das veias que estão sendo tratadas. Assim, o tratamento da espuma é um tratamento prolongado e 2 meses, 6 meses, 8 meses são variações possíveis até a finalização do tratamento.


Mas vale uma chamada. apesar de prolongado, após a primeira sessão é possível sentir uma diferença grande nos sintomas do início do tratamento. Até porque sempre começamos das veias mais calibrosas para a mais fina. Apesar disso, nem pense em abandonar o tratamento no meio: pois dependendo do tempo que você espera, pode perder as sessões já iniciadas.



 

Dra Karolina Frauzino é médica ciurgiã vascular dedicada ao tratamento de doenças venosas, com Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

bottom of page