Você tem medo de trombose na gravidez. Eu tenho medo de trombose na gravidez.
Gravidez é sim fator de risco para ocorrência de trombose, porém é saber disso que nos possibilita tomarmos todas as precauções para que ela não aconteça.
Então vamos aprender mais um pouquinho?
Por que há trombose na gravidez?
Dentre as várias mudanças que acontecem no organismo da mulher quando ela fica grávida, há alteração na composição do sangue que o torna mais coagulável.
Essa alteração por si só não causa trombose, porém em conjunto com algum outro fator existente pode levar à trombose.
Como prevenir a trombose durante a gravidez?
Como em todas os guias de prevenção de trombose dividimos os pacientes em dois grupos: de alto risco e de baixo risco.
Só por estar grávida você não é automaticamente incluída no grupo de alto risco. Caso gestação seja seu único fator de risco para trombose, você ainda é baixo risco.
Como o grupo de baixo risco previne trombose?
uso de meia compressiva
evitar longos períodos de repouso
fazer drenagem linfática para diminuir o inchaço das pernas
fazer caminhadas e exercícios físicos que estimulem a circulação
Como o grupo de alto risco previne trombose?
É para esse grupo, que somente pode ser identificado após consulta médica, que as medicações anticoagulantes podem ser necessárias durante a gravidez - com dose e tempo de uso individualizadas para cada caso.
O uso dessa medicações traz um risco bem estabelecido, o de sangramento, e por isso não são prescritas para todas as gestantes e, quando o são, são feitas nas menores doses possíveis para aquele caso.
Dra Karolina Frauzino é Médica Cirurgiã vascular em Brasília-DF, dedicada ao tratamento de doenças venosas. Possui título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Comentários