top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Como prevenir as temidas varizes

Atualizado: 25 de abr. de 2020



Que são varizes?

Varizes são uma afecção de causa genética, portanto sem cura completa, que afeta as paredes de veias e microvasos tornando-as mais frágeis às pressões do sangue. Essas veias frágeis com o tempo se dilatam e alongam crônica e gradualmente, comprometendo a circulação venosa.

O resultado dessa dilatação é o retorno de sangue dos pés para o coração cada vez mais lento e comprometido, o que é percebido pelo paciente como sensação de inchaço nas pernas e de pernas cansadas e até mesmo dor que pioram ao longo do dia, principalmente após longos períodos de pé ou em posição sentada, também como o aparecimento de veias dilatadas e de vasinhos.


Por que tratar?

Como possui um comportamento de piora gradual, hoje os tratamentos existentes são indicados a todos os pacientes como forma de prevenir as consequências do aumento da pressão venosa nos membros inferiores (desconforto, problemas estéticos, inchaço e feridas).

Dessa forma, é recomentado consulta periódica ao angiologista, que avaliará o caso, orientará sobre os procedimentos disponíveis para a retirada dessas “veias doentes” e sobre medidas auxiliares centradas na melhora da circulação venosa.


Como evitar o aparecimento e reaparecimento de varizes?

· Evitar imobilidade dos membros inferiores. Tanto o ortostatismo quanto a posição sentada prolongados são prejudiciais

· Não usar roupas que dificultem o retorno venoso

· Evitar o uso de sapatos sem salto ou com salto demasiadamente altos, uma vez que prejudicam a ação muscular da panturrilha

· Fazer breves repousos com os membros inferiores elevados

· Realizar drenagem linfática periódica

· Realizar periodicamente exercícios físicos que favorecem a circulação venosa: natação, hidroginástica, caminhadas, ginástica aeróbica, dança de salão.

· Evitar exercícios físicos de alto impacto: maratona, fisioculturismo, jump, voleibol, basquetebol, tênis, squash, canoagem, hipismo.


Mitos sobre as varizes

· Cera quente não causa varizes. Não há nenhum estudo que comprove altas temperaturas com o aparecimento de varizes

· Salto alto não causa varizes. Não há estudos que comprovam, havendo mesmo alguns que estimulem o seu uso. No entanto, saltos muito altos causam dor muscular e tendínea e atrapalham a “pisada correta” e a atuação otimizada da bomba muscular da panturrilha. O ideal é variar o uso do salto durante a semana e alongar as panturrilhas, pois usar somente rasteirinhas e chinelos além de prejudicar a circulação, faz mal à coluna.

· Drenagem linfática não causa varizes. Pelo contrário, agem melhorando a circulação linfática e venosa.

· Os remédios não tratam varizes. Esses são utilizados como coadjuvante no tratamento dos sintomas causados pela má circulação (inchaço e sensação de peso nas pernas) com bons resultados

· Creme para varizes não tratam varizes. Algumas substâncias são utilizadas após os procedimentos para auxiliar nos sintomas de dor e para a absorção das equimoses, outras são meramente placebos.


 


Autoria:

Dra Karolina Frauzino é Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.



 

bottom of page