top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Aqueles roxos na pele...

Atualizado: 26 de jul. de 2020




Daí a gente olha nossa perna e voalá: "Gente. onde foi que arrumei mais esse roxo?"

Por que será que aprecem roxinhos na nossa pele e o que eles significam?

Primeiro entenda: os roxos representam o que chamamos na medicina de "equimose" que nada mais é que sangramento de microvasos da pele que se rompem por diversas causas.


Esse sangue é visto inicialmente na cor roxa que com o processo de absorção passa a ser esverdeado, amarelado, acastanhado até o desaparecimento.


E o primeiro detalhe vai para o tempo de absorção e desaparecimento desse roxo, que é extremamente variável e vai depender do volume de sangue foi derramado. Não há doença que faça esse processo ser mais rápido ou mais lento. E é o que eu falo para as pacientes que chegam no meu consultório com a queixa: "doutora, meu roxos estão demorando a desaparecer".


O segundo detalhe está para a causa dessa equimose: Pode ser um problema no sangue, na composição / coagulação do sangue, ou um problema dos próprios vasinhos.


E como saber?

Não há como um paciente no conforto do seu lar olhar pra um roxo e conseguir determinar qual é a causa daquele roxo que apareceu espontaneamente, mesmo depois de 333 artigos do Google.


A dica que eu dou é para iniciar a investigação com especialistas que cuidam dessas duas áreas relacionadas, hematologia, que cuida de doenças que afetam a composição do sangue, e angiologia, que cuida dos vasos sanguíneos.


Então falando um pouco de uma causa muito comum, senão a mais comum, de aparecimento de roxos, principalmente nas pernas, é a chamada fragilidade capilar, que se dá pela fragilidade dos microvaso da pele que se rompem espontaneamente ou após pequenos esforços físicos.


São aqueles roxos que aparecem após ficar de pé ou sentado muito tempo, uma caminhada mais prolongada, depois de uma festa em que se tenha dançado bastante ou depois de atividades de impacto, pode aparecer depois de um pulo que dei durante o dia.


E isso pode acontecer por vários motivos:

  • herança genética - herdo dos meus pais veias mais finas, com menos colágeno e menos músculos, e isso me faz mais suscetível a ter vasinhos e varizes, que são veias doentes e que se rompem mais facilmente

  • alterações hormonais: que podem ser próprias do ciclo menstrual da mulher ou por ingestão de hormônios contidos no anticoncepcional

  • a falta de algumas vitaminas, como vitamina C, que ajuda na formação do colágeno

  • fatores emocionais - chamada púrpura da melancolia - estresse, tristeza, ansiedade. e isso não se trata de doença que deva ser tratada

  • Idade avançada - chamada de púrpura senil - que é responsável por aqueles inúmeros roxos na pele dos idosos.


Muito importante atentar para a presença de sintomas que podem acompanhar o aparecimento dos roxos e NÃO estão presentes nos casos de fragilidade capilar:

  • febre

  • prostração

  • sangramento espontâneo do nariz e da gengiva

  • sangramento na urina

  • olho amarelado

  • dor na barriga

  • dor e inchaço de articulações.


Esses são sintomas de alerta e não devem ser desprezados. Caso possua algum desses sintomas, o melhor a fazer é marcar com urgência uma consulta e tirar todas suas dúvidas.


 

Dra Karolina Frauzino é médica cirurgiã vascular em Brasília-DF, dedicada ao tratamento de doenças venosas com título de Especialista em cirurgia vascular pela Sociedade brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.






bottom of page