top of page
  • Foto do escritorDra Karolina Frauzino

Quais são as complicações das varizes?

Atualizado: 13 de jun. de 2020

Varizes são veias doentes pela combinação de diversos fatores e que não cumprem sua função primordial na circulação: retorno do sangue de volta ao coração.


Essa insuficiência da veia causa algumas complicações à circulação do sangue que vão além do problema estético causado pelas veias tortuosas e dilatadas:



Sintomas incapacitantes

A insuficiência no retorno do sangue e o consequente acúmulo do sangue nas veias das pernas ao longo do dia é a grande causa dos sintomas que podem acompanhar essa doença: sensação de peso nas pernas, sensação de inchaço nas pernas, cansaço nas pernas, dores nas pernas, câimbras. Esses sintomas tendem a piorar ao longo do dia e podem incomodar bastante.


Inchaço nas pernas

Com o avançar da doença, a pressão do sangue acumulado dentro das veias das pernas pode ser tamanha que provoca a insuficiência de drenagem desse líquido e o acúmulo de líquido nos tornozelos.


Lipodermatoesclerose/dermatite ocre

Mais do que um problema estético, aquela coloração ocre que surge nos tornozelos indica insuficiência venosa crônica avançada e é causado pela inflamação do tornozelo em resposta ao aumento da pressão venosa cronicamente.


Úlcera venosa

O próximo estágio da dermatite ocre é a abertura de ferida no tornozelo inflamado. Essa ferida dificilmente cicatriza sem intervenção médica e, mesmo com as condutas adequadas, difícil cicatrização.


Tromboflebite venosa

A estase venosa, isto é, a circulação de retorno lentificada, é um dos fatores de risco principais para que o sangue se coagule anormalmente dentro da veia comprometida: essa é a tromboflebite. Quando esse coágulo atinge alguma veia profunda (pode acontecer porque as veias são conectadas), chamamos de trombose venosa profunda.


Trombose venosa profunda

O entupimento de uma veia profunda por coágulo é complicação séria e deve ser tratada como tal. As veias profundas são responsáveis por cerca de 90% do retorno do sangue para o coração e o entupimento de uma delas traz prejuízos que podem acompanhar o paciente indefinidamente - uma veia profunda não se substitui nem se restitui por completo.


Embolia pulmonar

Quando um pedaço do coágulo que ocluiu uma veia se desprende ele tende a ser levado pela circulação de retorno e sabe onde ele pode alcançar depois de passar pelo coração? A circulação dos pulmões. Lá, ele pode entupir pequenas artérias ou mesmo artérias maiores e levar a um quadro de insuficiência respiratória que pode ser fatal.



Conhece alguém que reluta em tratar suas varizes? Então compartilhe este artigo e compartilhe conhecimento.


 

Sobre a Autora:

Dra Karolina Frauzino é Médica Cirurgiã Vascular em Brasília-DF, dedicada ao tratamento de doenças venosas, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular com Título de Especialista em Cirurgia Vascular


bottom of page